R$ 1.949,00
TPMS - Tire Pressure Monitor System, ou em português Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneus é um sistema composto por um módulo de controle com painel LCD que é fixado no virdo do veículo e 6 a 26 sensores de pressão e temperatura que são instalados nas válvulas de calibração dos pneus. Seu funcionamento é baseado nas informações que os sensores transmitem por radiofrequência para o módulo de controle, que mostra ao motorista em seu display os valores de pressão e temperatura de cada pneu em tempo real. As informações são atualizadas no módulo após algum tempo do veículo estar em movimento. Com o veículo parado os sensores deixam de enviar informações, salvo em caso de esvaziamento súbito.
Evite acidentes como estes, assista o vídeo AQUI.
Quando a pressão de qualquer pneu sai dos parâmetros mínimo e máximo configurados, imediatamente é gerado pelo TPMS-3 um alarme visual e sonoro para que o motorista possa corrigir a calibragem do pneu. Da mesma forma, se a temperatura do pneu passar do limite configurado, será gerado o alarme, para que o motorista imediatamente encoste e verifique o motivo do superaquecimento, evitando assim um possível estouro do pneu ou até a ocorrência de um incêndio. Inúmeros acidentes ocorrem nas estradas do Brasil devido a estouros de pneus de caminhões e carretas; se esses veículos estivessem utilizando um TPMS-3 seria dado um alarme de superaquecimento do pneu antes da iminência de um estouro.
O TPMS-3 possui ainda um painel solar embutido que permite o carregamento da bateria interna do módulo de controle (painel LCD) sem qualquer conexão por cabos, evitando assim fios cruzando a cabine do veículo.
Vídeo explicativo - instalação do TPMS-3
Vídeo explicativo - configuração do TPMS-3
Efeitos nocivos de superaquecimento do pneu:
- Trincas na região dos talões
- Derretimento das câmaras de ar e protetores
- Incêndios
- Quebra dos talões durante a desmontagem (petrificação dos talões)
- Explosão dos pneus
- Separação em algum componente do pneu
Efeitos nocivos de pressão baixa nos pneus:
- Perda de aderência e estabilidade
- Aumento de resistência ao rolamento (atrito)
- Aumento do consumo de combustível
- Comprometimento do conforto
- Aumento da flexibilidade e ruído
- Aceleração do desgaste, pois gera mais aquecimento
- Aumento do desgaste nos ombros, o que provoca deslocamento da carcaça
- Direção pesada
- Possibilidade de aparecimento de rachadura ou quebra de carcaça e laterais
Efeitos nocivos de pressão excessiva nos pneus:
- Acelera o desgaste no centro da banda de rodagem
- Aumenta a possibilidade de estouro por impacto
- Facilita a entrada de objetos penetrantes (rodagem sob forte tensão)
- Reduz a estabilidade em curva (menor área de contato)
- Provoca rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo)
- Piora o nível de conforto (veículo mais duro / menor flexão)
- Diminui o amortecimento / maior desgaste de sistemas de amortecimento
BAIXE AQUI UM ARTIGO COMPLETO SOBRE SUPERAQUECIMENTO DE PNEUS EM CAMINHÕES E ÔNIBUS
O TPMS-3 possui também um alarme de esvaziamento súbito, para casos de vazamento ou furo no pneu. Com essa função, assim que o pneu começar a esvaziar, mesmo que lentamente, haverá um alarme para que o motorista tenha tempo de encostar em local seguro ou mesmo em uma borracharia para realizar o reparo necessário. Dessa forma evita-se que o furo seja detectado somente quando o pneu estiver totalmente vazio, obrigando uma parada do veículo em locais nem sempre adequados ou mesmo causando a destruição do pneu rodando vazio.
Os sensores instalados nos pneus utilizam bateria do tipo CR1632 de baixíssimo custo, que tem duração média de 2 a 3 anos. A instalação é bastante simples, bastando rosquear o sensor na válvula do pneu, no lugar da capa original com as ferramentas plásticas enviadas com o kit. O painel LCD pode ser alimentado por um adaptador de isqueiro do veículo, no caso de muitos dias sem sol.
Principais Funções
- Monitoramento em tempo real de pressão e temperatura dos pneus
- Alarme de pressão fora da faixa estabelecida
- Alarme de superaquecimento do pneu
- Alarme de esvaziamento súbito (furo ou vazamento)
- Painel solar para recarga da bateria
Especificações Técnicas
Tensão de alimentação do carregador do módulo de controle:9V a 32V
Frequência de comunicação entre os sensores e o módulo de controle: 433,92MHz
Temperatura de operação do módulo de controle: -20°C a +70°C
Tensão de alimentação do sensor: 3V (bateria CR1632)
Faixa de detecção do sensor: 1,4 Psi ~ 188,5 Psi / 0,1 Bar ~ 13 Bar
Faixa de detecção de temperatura do sensor: -40°C a +99°C
Vida útil das baterias dos sensores: em média 2 anos
Conteúdo do Kit Básico
- Módulo de controle
- Módulo repetidor de sinal para veículos longos
- 8 sensores com baterias incluídas
- Adaptador de isqueiro automotivo
- Suporte de para-brisa
- Anéis de vedação dos sensores sobressalentes
- Ferramenta de abertura e instalação do sensor
Sensor de pressão para TPMS-3 avulso (até 188 PSI)
A Tecnologia GPS oferece sensores avulsos para veículos que possuam mais de 8 pneus ou para reposição. Lembramos que o Kit básico do TPMS-3 acompanha 8 sensores.
R$ 149,00 (valor unitário)
Caixa RS232 para integração do TPMS-3 aos rastreadores GPS (acessório opcional)
A Tecnologia GPS oferece também um equipamento opcional que possibilita a integração entre o sistema TPMS-3 e um rastreador GPS pré-existente no veículo. A caixa RS232 recebe os sinais de RF dos sensores da mesma forma que o painel LCD do TPMS-3 recebe, porém os transforma em dados lógicos e os envia via RS232 para o seu rastreador. Dessa forma o rastreador será capaz de enviar para a sua plataforma todas as informações e alarmes de pressão e temperatura dos pneus do veículo em tempo real, de forma remota.
ATENÇÃO! O rastreador deverá ter uma porta serial RS232 disponível e o cliente deverá verificar com o fabricante do rastreador a forma de realizar a interpretação dos dados do TPMS ou simplesmente o encaminhamento das informações da caixa RS232 diretamente para o seu servidor, para que lá então possam ser interpretadas.
R$290,00
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